sexta-feira, 28 de maio de 2010

História do logotipo do PROGRAMA MUNICIPAL DE LIXO DE PONTALINDA



Este email foi repassado por um dos nosso colaboradores, Eli Mangolini, desenhista de otima qualidade, da CATI CAMPINNAS - SECOR - SETOR DE COMUNICAÇÃO E REPORTAGEM DA CATI.
Pedi a ele que me criasse um maxcote para identificar melhor nossos projetos. aquele maxcote a qual foi feito por um aluno no ano passado (arquivo Lixo PMP - Murilo 5º ano), serviu mais para o logotipo do PROGRAMA MUNICIPAL DE LIXO DE PONTALINDA... então provoquei a criação de um mascote , como uma criança..  ou animal... para ajudar a propaganda de nosso projeto... e ai em nova campanhia dar um nome para ele...

VEJA O QUE ELE MANDOU DE RESPOSTA...




MUITO BOM

>> 
> Boa tarde, Alessandro!
> Avaliei a figura feita pelo Murilo -5 anos. Uma lata de lixo com uma 
> bola marrom em cima e o mapa do Brasil na bola? O moleque é bom na 
> charge política! Tentei fazer alguns estudos utilizando a lata de lixo 
> como mascote e desanimei: se considerar que a abertura da lata é a sua 
> cabeça, seria um mascote cabeça-oca. Como resolver? Passei à análise do 
> Seletinho. O desenhista tem influência do Ziraldo e a construção do 
> mascote está dentro dos parãmetros modernos: psicologicamente, só nos 
> identificamos com quem é igual à gente. Se vc quer trabalhar com 
> crianças, o mascote deve ser uma criança. Há algo errado nesse 
> parãmetro. Se fosse verdadeiro, Walt Disney não ficaria multimilionário 
> vendendo ratos e patos falantes (afinal, só um rato ou um pato se 
> identificaria com tais personagens e esses animais não possuem dinheiro 
> para gastar com gibis e produtos amarrados). Em todo caso, fiz o esboço 
> de um moleque que poderia ser o mascote. Mas, vocês aí em Pontalinda, 
> com meio ambiente, com água... porque não uma rã? Um sapo? Os anfíbios 
> já se tornaram um ícone do conservacionismo e sua existência indica 
> saúde do ecossistema local. O mascote do Aprendendo com a Natureza é uma 
> rã (Todos esses esboços vc vê na fig 1, em anexo)
> Mas voltei (não literalmente) à lata de lixo. Não entendi direito, mas 
> parece que houve um concurso p/ definir o mascote e esse desenho foi o 
> escolhido. Não posso jogar essa lata de lixo no lixo! Além disso, a 
> lixeira é um grande símbolo de nossas preocupações domésticas com 
> limpeza do ambiente. Cabeça oca? Coloquei uma tampa na latae um bonè 
> sobre a tampa. Culturalmente, lixeiras são vistas como algo sujo. Mas a 
> sujeira não é dela: é a nossa sujeira que está dentro dela. Me veio uma 
> tira à mente:
> Quadro 1: Cena de uma rua com lixo jogado (sacos plásticos, copo 
> descartável, casca de banana). Texto: "Não seria bom se existisse uma 
> lata de lixo que limpasse a cidade inteira?"
> Quadro 2: Veja arquivo anexo- fig 2. Texto: "Pois existe!" E a lata 
> fala: "Vou limpar a cidade..."
> Quadro 3: A lata olhando na direção do leitor: "...Mas só com a sua ajuda!"
> Quadro 4: Lata: "Como ajudar? Em primeiro lugar, preciso de um nome!"
> E assim vc envolve as crianças. Primeiro, batizando o mascote. Com um 
> novo projeto, essa tira se repete até o Quadro 3 e no Quadro 4 vc lança 
> o convite p/ participar do projeto. E, pensando melhor, se a lata é o 
> mascote, porque não lhe dar uma turma? Assim, a rã pode aparecer em 
> assuntos como o adote uma nascente e o moleque p/ reforçar a 
> identificação das crianças com o personagem. Inventei até um parceiro 
> inseparável da lata (veja arquivo fig 3). A idéia são tiras curtas p/ 
> passar as mensagens. Sendo em preto e branco, vc pode fazer a 
> multiplicação das tiras até em xerox, baixando o custo.
> Um abraço!
> Eli
 






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